Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Departamento de Registro e Controle Acadêmico-DRCA | Carta de Serviços ao Usuário
 

Departamento de Registro e Controle Acadêmico-DRCA

Em virtude da suspensão das atividades acadêmicas em todas as unidades da UFRPE por período indeterminado, segue as formas de atendimento até o retorno das atividades presenciais:

PRINCIPAIS ATENDIMENTOS À DEMANDAS EXCEPCIONAIS:

As excepcionalidades deverão ser encaminhadas por email, conforme descrição dos serviços, aos endereços listados abaixo:

  • Solicitação de Histórico Escolar Parcial e Comprovante de Matrícula para alunos ativos - Graduação - Enviar e-mail para secretaria.drca@ufrpe.br;
  • Solicitação de Declarações Diversas para alunos da Graduação (Cotista, Possível Concluinte ou Apto a Colar Grau) - Enviar e-mail para cacg.drca@ufrpe.br;
  • Solicitação de Histórico Escolar Parcial e Comprovante de Matrícula para alunos ativos - Pós-Graduação - Enviar e-mail para cacpg.drca@ufrpe.br;
  • Solicitação de Histórico Escolar Final, Certidão de Conclusão de Curso e Diploma - Enviar e-mail para cra.drca@ufrpe.br.

ATENÇÃO: Ao enviar o e-mail o(a) requerente deve informar NOME, CPF, CURSO, NÚMERO DE TELEFONE. Caso a solicitação não possa ser atendida remotamente, enviaremos orientações para o recebimento do documento.

IMPORTANTE: As solicitações dos(as) discentes vinculados(as) às Unidades Acadêmicas deverão se encaminhadas ao setor de Escolaridade de suas respectivas Unidades, exceto as solicitações de Diploma que deverão ser encaminhadas para cra.drca@ufrpe.br.

O que é? 

 

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA possui a seguinte Estrutura Organizacional e as seguintes atribuições:

A- Coordenadoria de Admissão e Controle da Graduação – CACG atribui-se:

I - Supervisionar a matrícula acadêmica administrativa dos discentes regulares, matrícula de todos os discentes ingressos extravestibular, convênio, mobilidade acadêmica, especiais e discentes em situação de intercâmbio nos diferentes cursos de Graduação da UFRPE;

II - Acompanhar e solicitar Guia de Transferência e declaração de vagas da Universidade Federal Rural de Pernambuco para outras Instituições de Educação Superior referente aos discentes de Graduação da Sede e Unidades Acadêmicas;

III - Supervisionar Sistema nas situações de evasão acadêmica dos discentes dos cursos de Graduação da Sede e Unidades Acadêmicas;

IV - Auditar dados estatísticos que refletem nos resultados encaminhados ao Ministério da Educação, no que se refere aos discentes dos diferentes cursos de Graduação presenciais e a distancia da Sede e Unidades Acadêmicas;

V - Supervisionar registros de dispensa de disciplinas cursadas pelos discentes na UFRPE ou cursadas em outras Instituições de Ensino Superior, dos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da SEDE;

VI - Supervisionar registros de Atividades Complementares já cumpridas pelos discentes da UFRPE, em eventos de Extensão, Ensino e Pesquisa dos diferentes cursos de Graduação da SEDE e Unidades Acadêmicas;

VII – Acompanhar a situação do discente nas inscrições no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, referente aos discentes concluintes dos diferentes cursos de Graduação, presenciais e a distância, da SEDE e Unidades Acadêmicas;

VIII – Supervisionar a equiparação e o cumprimento Estágio Curricular dos concluintes, com base na Lei de Estágio, e no projeto pedagógico do curso da SEDE e Unidades Acadêmicas;

IX – Supervisionar a instrução de processos de Colação de Grau antecipada da SEDE e Unidades Acadêmicas;

X – Acompanhar a expedição de históricos escolares finais, e declarações de conclusão dos formandos nos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da SEDE e Unidades Acadêmicas;

XI – Supervisionar os registros e fornecimento de dados estatísticos relatórios nominais e quantitativos sobre os discentes ativos e inativos dos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas.

 

      a- Seção Acadêmica de Integralização Curricular de Graduação- SAICG/CACG atribui-se:

I - Analisar e registrar dispensa de disciplinas cursadas pelos discentes na UFRPE ou cursadas em outras Instituições de Ensino Superior, dos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da SEDE;

II - Analisar e registrar Atividades Complementares já cumpridas pelos discentes da UFRPE, em eventos de Extensão, Ensino e Pesquisa dos diferentes cursos de Graduação, presenciais e a distância,  da SEDE;

III - Verificar a situação do discente junto ao ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes referente aos discentes concluintes dos diferentes cursos de Graduação presenciais e a distância, da SEDE e Unidades Acadêmicas;

IV - Analisar cumprimento Estágio Curricular dos concluintes, com base na Lei de Estágio, e no projeto pedagógico do curso da SEDE e Unidades Acadêmicas;

V - Instruir processos de Colação de Grau antecipada da SEDE e Unidades Acadêmicas;

VI - Expedir declarações de possíveis concluintes, aptos a colar Grau, históricos escolares e declarações de conclusão dos formandos nos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da SEDE e Unidades Acadêmicas;

VII - Registrar e fornecer dados estatísticos relatórios nominais e quantitativos sobre os discentes egressos dos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas.

     

     b- Seção Acadêmica de Admissão e Controle de Graduação  – SAACG/CACG atribui-se:

I - Promover o processo para a recepção documental dos ingressantes,  efetuar a matrícula acadêmica administrativa dos alunos regulares, matrícula de todos os alunos ingressos extravestibular, convênio, mobilidade acadêmica, especiais e alunos em situação de intercâmbio referente aos alunos da Sede e Unidades Acadêmicas nos diferentes cursos de Graduação, presencial e a distância da UFRPE;

II - Expedir e solicitar Guia de Transferência e declaração de vagas da Universidade Federal Rural de Pernambuco para outras Instituições de Educação Superior referente aos alunos de Graduação da Sede e Unidades Acadêmicas;

III - Acompanhar a criação e inserção de novos projetos pedagógicos, alterações nos perfis curriculares nos diferentes cursos de Graduação, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas, oferecidos pela UFRPE;

IV - Alimentar o Sistema nas situações de evasão acadêmica dos discentes dos cursos de Graduação da Sede e Unidades Acadêmicas;

V - Verificar dados estatísticos que refletem nos resultados encaminhados ao Ministério da Educação, no que se refere aos discentes dos diferentes cursos de Graduação, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

VI - Registrar notas, conceitos e frequências nas disciplinas, de acordo com informações enviadas pelos Departamentos;

VII - Registrar e fornecer dados estatísticos, relatórios nominais e quantitativos sobre os alunos ativos e inativos dos cursos de Graduação da Sede e Unidades Acadêmicas;

 

B- Coordenadoria de Admissão e Controle de Pós-Graduação – CACPG atribui-se:

I - Supervisionar a matrícula acadêmica administrativa dos discentes regulares, visitantes e especiais dos diferentes cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da UFRPE da SEDE e Unidades Acadêmicas;

II - Acompanhar o registro de créditos revalidados e transferidos cursadas pelos discentes em Programas da UFRPE Sede e Unidades Acadêmicas e de outras Instituições de Ensino Superior;

III- Supervisionar a manutenção de histórico escolar registrando conceitos das disciplinas dos discentes dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

IV - Acompanhar a criação, implantação e atualização dos cursos e perfis de Pós-Graduação Stricto Sensu oferecidos pela UFRPE;

V - Supervisionar dados estatísticos que refletem nos resultados encaminhados à CAPES, no que se refere aos discentes dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

VI - Instruir processos relativos a assuntos acadêmicos pertinentes à matrícula, prorrogação, desligamento, aproveitamento de créditos, criação de disciplinas, alterações nos perfis de cursos, dentro de sua área de competência em assuntos acadêmicos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da SEDE e Unidades Acadêmicas.

 

       a- Seção Acadêmica de Controle e Integralização de Pós-Graduação – SACIPG/CACPG atribui-se:

I - Efetuar a matrícula acadêmica administrativa dos discentes regulares, visitantes e especiais dos diferentes cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da UFRPE;

II - Analisar e registrar os créditos revalidados e transferidos cursadas pelos discentes em Programas da UFRPE Sede e Unidades Acadêmicas e de outras Instituições de Ensino Superior,;

III - Expedir históricos escolares parciais e de integralizados, declarações de vínculo dos discentes de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da SEDE e Unidades Acadêmicas;

IV- Registrar alterações nos histórico escolar registrando conceitos das disciplinas dos discentes dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

V - Implantar cursos e atualizar perfis dos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, oferecidos pela UFRPE;

VI - Codificar componentes curriculares aprovados pelos CCDs  dos  Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, dos cursos da UFRPE;

VII - Auditar dados estatísticos que refletem nos resultados encaminhados à CAPES, no que se refere aos discentes dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas.

 

C- Coordenadoria de Registro Acadêmico – CRA atribui-se:

I – Autorizar a expedição e registro de diplomas de discentes oriundos de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, SEDE e Unidades Acadêmicas e de outras Instituições de Educação Superior Conveniadas.

II - Autorizar a expedição e registro de segundas vias de e Diploma de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

III - Autorizar o registro de apostilamento de diplomas inerente a complemento de habilitação e/ou modalidade de cursos de Graduação, presenciais e a distância, ministrados pela UFRPE SEDE e Unidades Acadêmicas e pôr outras Instituições de Educação Superior Conveniadas;

IV - Autorizar o registro de diplomas registrados por Instituições de Educação Superior de outros países, cursos de Graduação e Pós-Graduação, após a revalidação ou reconhecimento junto Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE;

V – Orientar o fornecimento dados estatísticos relatórios nominais e quantitativos sobre registros de diplomas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação presenciais e a distância;

VI – Orientar na elaboração de relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pelas Seções sob a sua Coordenação imediata;

VII - Supervisionar e fiscalizar a execução das atividades dos servidores técnico-administrativos que estão sob a sua Coordenação imediata.

 

            a- Seção Acadêmica de Expedição e Registro de Diploma – SAERD/CRA atribui-se:

I - Expedir e registrar diplomas de discentes formados e titulados em cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, SEDE e Unidades Acadêmicas e de outras Instituições de Educação Superior Conveniadas;

II - Expedir e registrar segundas vias de e Diploma de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

III - Apostilar diplomas e efetuar o devido registro inerente a complemento de habilitação e/ou modalidade em diplomas de cursos de Graduação ministrada pela UFRPE da SEDE e Unidades Acadêmicas;

IV - Efetuar o registro de diplomas registrados por Instituições de Educação Superior de outros países, cursos de Graduação e Pós-Graduação, revalidados ou reconhecidos por comissão especial, aprovado junto Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE;

V - Atender na entrega de diplomas expedidos e registrados, apostilados e revalidados de discentes oriundos de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e das Unidades Acadêmicas;

VI - Emitir Declarações de Conclusão de Curso aos recém-formados dos cursos de Graduação, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

VII - Emitir segunda via de declaração de Conclusão e histórico final dos formados nos cursos de Graduação, presenciais e a distância,  da Sede e Unidades Acadêmicas;

VIII - Organizar os dossiês dos discentes formados e titulados, fazer re-análise dos documentos necessários na tramitação dos processos para emissão dos Diplomas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

IX – Registrar, elaborar e fornecer dados estatísticos relatórios nominais e quantitativos sobre os discentes diplomados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância;

X - Prestar serviços sistemáticos de informações e orientações atinentes aos assuntos sob sua responsabilidade à comunidade acadêmica;

XI - Elaborar, conjuntamente com Coordenação de Registro Acadêmico, relatório anual relativo às atividades desenvolvidas pela Seção;

XII – Responder e orientar em assuntos acadêmicos relativos a suas atividades aos órgãos da UFRPE na instrução de processos.

 

D- Secretaria Administrativa - SA atribui-se:

I - Prestar serviços sistemáticos de informações e orientações atinentes aos assuntos sob sua responsabilidade, às Unidades Organizacionais do DRCA e à comunidade acadêmica;

II - Receber solicitações, emitir e entregar declarações diversas, comprovantes de matrícula e históricos dos discentes de todos os cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância;

III - Registrar o fluxo de processos e documentos recebidos e emitidos pelo DRCA;

IV - Manter atualizada as pastas de fluxo de ofícios e memorandos que são emitidos e recebidos pelo DRCA;

V - Controlar o estoque e requisitar materiais de consumo e permanentes necessários ao andamento dos serviços executados no DRCA;

VI - Instruir processo de frequência mensal dos servidores técnico-administrativos lotados na DRCA, encaminhando à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFRPE;

VII - Orientar e informar férias anuais, mudanças de férias, substituições de servidores lotados no DRCA à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFRPE;

VIII - Emitir e controlar chamados solicitando consertos de bens móveis e imóveis manutenção em geral do DRCA;

IX - Receber, auditar, controlar material de consumo, relacionar bens permanentes e patrimônio sob guarda do DRCA;

X - Supervisionar e fiscalizar a execução das atividades dos servidores técnico-administrativos que estão sob a sua chefia imediata.

 

E - Seção de Atendimento Acadêmico - SAA atribui-se:

I - Prestar serviços sistemáticos de informações e orientações atinentes aos assuntos sob sua responsabilidade, às Unidades Organizacionais do DRCA e à comunidade acadêmica;

II - Prestar informações e orientações na abertura de processos para solicitações diversas em assuntos de sua competência no atendimento à comunidade acadêmica;

III - Receber solicitações, emitir e entregar declarações diversas, comprovantes de matrícula e históricos dos discentes de todos os cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância.

 

F - Seção de Cadastro Movimentação e Controle – SCMC atribui-se:

I - Compor os dossiês de discentes ingressantes de todas as modalidades de ingresso de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da UFRPE Sede e Unidades Acadêmicas;

II - Receber, enviar, arquivar, manipular processos no Sistema SiGA e manter o arquivo documental organizado e atualizado, com referencia aos discentes de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, da Sede e Unidades Acadêmicas;

III - Manter atualizado os arquivos de documentos de discentes em situação de ingresso e egresso, dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu, presenciais e a distância, para atender necessidades posteriores, da Sede e Unidades Acadêmicas;

IV - Alimentar o Sistema de Fluxo do Arquivo Permanente Interno;

V - Elaborar, conjuntamente com as Seções, relatório anual relativo às atividades desenvolvidas.

 

G - Seção de Tecnologia da Informação – STI atribui-se:

I - Elaborar programas de computador, voltado para inovação tecnológica, orientado pelas Unidades Organizacionais;

II - Instalar e configurar softwares e hardwares;

III - Orientar os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização;

IV - Interpretar as mensagens exibidas, adotando as medidas necessárias;

V - Notificar e informar aos usuários do sistema ou ao analista de informática, sobre qualquer falha;

VI - Executar e controlar os serviços de processamento de dados nos equipamentos que opera;

VII - Dar suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, substituir, configurar e instalar módulos, partes e componentes;

VIII – Monitorar o funcionamento de redes de computadores;

IX - Participar de programa de treinamento, quando convocado;

X - Controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos;

XI - Auxiliar na execução de planos de manutenção, dos equipamentos, dos programas, e dos sistemas operacionais;

XII - Elaborar relatórios solicitados;

XIII - Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função;

XIV - Elaborar, conjuntamente com as Unidades Organizacionais do DRCA, relatórios anuais relativos às atividades desenvolvidas pelo Departamento.

 

            Parágrafo Único - As Coordenadorias, Secretaria Administrativa, Seção de Atendimento e Acadêmico – SAA, Seção de Tecnologia da Informação – STI e a Seção de Cadastro Movimentação e Controle – SCMC, de acordo com a Estrutura Organizacional, vinculam-se diretamente à Diretoria do DRCA e as demais Seções às suas respectivas Coordenadorias.

Quem pode utilizar este serviço? 

 

Discentes, servidores em geral e a comunidade acadêmica.

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA tem por finalidade programar e coordenar a execução das atividades das Unidades Organizacionais do DRCA, orientar e acompanhar a inclusão de dados dos discentes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação presenciais e a distancia, coordenar situação acadêmica dos discentes desde sua matrícula inicial, até que concluído o curso e lhe seja conferido o diploma registrado, auxiliar a Reitoria nas atividades de sua competência, gerir, orientar e conservar a imagem da Instituição, primar por manter-se na ética, na eficiência e eficácia no planejamento das atividades sempre no propósito de servir com excelência e celeridade a comunidade acadêmica. Na abrangência de sua finalidade atua na promoção do desenvolvimento em contínua contribuição para a construção de uma "universidade pública de excelência, democrática, plural e transparente" em consonância com Plano de Desenvolvimento Institucional.

Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço? 

 

Não se aplica.

Qual o prazo para o cumprimento do serviço? 

 

Não se aplica.

Horário de atendimento: 

 

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA funciona em dias úteis em regime integral, das 8h às 21horas, aberto para atendimento aos discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação presenciais e a distância e a toda comunidade acadêmica. Para entrega de documentos de final de curso e Diplomas, após às 17:00 horas, o usuário deve entrar em contato com o setor para que o responsável reserve o documento para entrega.

Há atendimento prioritário? 

 

Em todos os casos, desde que justificado adequadamente.

Onde tenho acesso a este serviço? 

 

Os serviços podem ter solicitações online ou tratado diretamento no DRCA em suas unidades organizacionais.

Prédio Central. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n. Bairro de Dois Irmãos, Recife/PE; CEP: 52171-900;

Documentos Necessários: 

 

Para receber documentos solicitados os discentes precisam vir pessoalmente ou designar um procurador.

Legislação: 

 

Resolução Nº 88 / 2019.

Aprova reorganização do Regimento Interno e Estrutura Organizacional e organograma do Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Contato: 

 

Diretoria do Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA; (81) 3320 6080

I- Coordenadoria de Admissão e Controle da Graduação – CACG;  (81) 3320 6084

      a- Seção Acadêmica de Integralização Curricular de Graduação- SAICG/CACG; (81) 3320 6084

      b- Seção Acadêmica de Admissão e Controle de Graduação  – SAACG/CACG; (81) 3320 6083

II- Coordenadoria de Admissão e Controle de Pós-Graduação – CACPG; (81) 3320 6082

      a- Seção Acadêmica de Controle e Integralização de Pós-Graduação – SACIPG/CACPG; (81) 3320 6082

III- Coordenadoria de Registro Acadêmico – CRA; (81) 3320 6086

            a- Seção Acadêmica de Expedição e Registro de Diploma – SAERD/CRA; (81) 3320 6085

IV- Secretaria Administrativa - SA; (81) 3320 6081

V - Seção de Atendimento Acadêmico - SAA; (81) 3320 6081

VI - Seção de Cadastro Movimentação e Controle – SCMC; (81) 3320 6081

VII - Seção de Tecnologia da Informação – STI. (81) 3320 6080

       

E-mails:

DRCA: diretoria.drca@ufrpe.br