Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Colação de Grau Unificada | Carta de Serviços ao Usuário
 

Colação de Grau Unificada

A concessão do grau é a formalização do término de um curso e da independência profissional do estudante, que passa a atuar na sociedade com os conhecimentos construídos na academia, de forma independente da Universidade. 

O que é? 

As colações de grau são solenidades oficiais e definidas no Regimento da UFRPE e acontecem a cada final de semestre letivo, momento em que o Reitor concede o grau aos alunos que terminaram seu curso. A concessão do grau é a formalização do término de um curso e da independência profissional do estudante, que passa a atuar na sociedade com os conhecimentos construídos na academia, de forma independente da Universidade. As Colações de Grau da UFRPE são realizadas da seguinte forma:  Solenidades das unidades SEDE, Educação a Distância e Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) são realizadas de forma Unificada, sendo a condução de responsabilidade do Cerimonial da Unidade Sede;  Solenidades da unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST): organizadas pelo Cerimonial da UAST;Com relação às solenidades das unidades Sede, EAD e UACSA, de nossa responsabilidade, alertamos que, antes do período da pandemia eram realizadas de forma presencial no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, único espaço que comporta o público estimado de 2.000 pessoas, entre formandos, professores, técnicos e sociedade em geral. Com o agravamento da Covid-19 no nosso Estado, a Administração Superior da UFRPE recomendou a realização de solenidades no formato híbrido ou online, priorizando a saúde e segurança de todos os envolvidos: formandos, professores, convidados e equipe de trabalho. Também recomendou que as colações de grau da UAST fossem incorporadas, sendo realizada uma única solenidade, até que seja autorizada a realização de solenidades presenciais.

Quem pode utilizar este serviço? 

Participam da colação de grau os formandos que estão aptos a colarem grau. A relação dos formandos aptos é de responsabilidade do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). O Cerimonial não pode incluir ou retirar nomes da listagem oficial encaminhada pelo DRCA. Cabe ao Cerimonial realizar as solenidades cumprindo as determinações do Regimento da UFRPE, o Decreto Presidencial nº 70.274, de 9/3/1972 e orientações de um Cerimonial Universitário, construídos nas capacitações e atualizações da área de eventos realizadas pela equipe do Cerimonial da UFRPE. 

Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço? 

As datas de realizações das colações de grau da UFRPE são determinadas no Calendário Acadêmico da instituição, sob a responsabilidade da PróReitoria de Ensino de Graduação (PREG) e aprovado nos Conselhos Superiores da UFRPE. O calendário acadêmico é divulgado na página da UFRPE, sendo o norteador das atividades acadêmicas dos estudantes.

Qual o prazo para o cumprimento do serviço? 

A partir da publicação do calendário acadêmico definido nos Conselhos Superiores, o Cerimonial inicia a organização e logística da solenidade, atuando junto com PREG, DRCA e Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (SEG), responsável pela Ata Oficial da solenidade, construída pós-evento e disponibilizada para assinatura dos formandos. A partir da assinatura da Ata Oficial, o formando formaliza o pedido de emissão do Diploma do curso.

Antes do período de pandemia, as reuniões com os formandos, eram realizadas de forma presencial. Atualmente, as reuniões são realizadas pelo Google Meet, com a participação das coordenadoras gerais dos cursos (por unidades) representações da PREG, DRCA, Secretaria Geral dos Conselhos da UFRPE e diretores das três Unidades: UAEADTec, UAST E UACSA, representante da Assessoria de Cerimonial (ACEP), representante Assessoria de Comunicação (ASCOM) e do Núcleo de Acessibilidade (NACES). As reuniões definem as normas da solenidade. São realizadas 02 reuniões prévias ao evento. Nesta modalidade (remota), os formandos recebem um formulário do coordenador do seu curso, onde, de forma coletiva, podem indicar as seguintes categorias de homenageados: Paraninfo(a); Patrono(nesse), Servidor(a) ou funcionário(a) terceirizado(a). Além dos homenageados(as) são indicados o juramentista do curso (01 juramentista por curso), responsável pela leitura do juramento e um orador(a). Por ter um expressivo quantitativo de cursos (+30), são realizados sorteios (via online) para escolha de 01 professor(a) e 01 formando(a) para que durante a solenidade realizem seus discursos representando as categorias de homenageado que é o paraninfo, e do estudante, que será o orador. Os nomes dos sorteados são consultados nas fichas recebidas dos formandos, encaminhada pelo DRCA. Participam deste sorteio, representações: comissão de formandos, representante da PREG, UAST, UAEADTEC, UACSA, Assessoria de Cerimonial e quem tiver interesse, e esta reunião é gravada. Vale ressaltar que a divulgação deste sorteio é publicado antes da realização, no site oficial da UFRPE. www.ufrpe.br .Atualmente a Colação de Grau, está sendo realizada de forma remota, respeitando o que precede as recomendações do Comitê da Covid-19, do Estado de Pernambuco e Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizamos álcool em gel 70º, tapete sanitizante, obrigatório o uso de máscaras. Nesta perspectiva, só estão presentes no Salão Nobre a Administração Superior (Reitor, PREG e os 3 diretores das Unidades Acadêmicas) e profissionais que trabalham para a realização da cerimônia. Ressaltamos ainda que, nas cerimônias que ocorreram, a Comissão da Covid da UFRPE, esteve sempre ciente. Juramentistas, paraninfo e orador gravam os vídeos e são exibidos durante a cerimônia. Todos os nomes de profissionais homenageados e estudantes aptos a colarem grau são exibidos por meio de recursos visuais durante a cerimônia.

Horário de atendimento: 

Os horários das solenidades são definidos com a Administração Superior, atendendo a disponibilidade de participação de acordo com a agenda oficial da Reitoria. Neste período de pandemia, ficou estabelecida que todas as cerimônias de Colação de Grau serão sempre às 14h, visando sempre a possibilidade de que todos tenham tempo e planejamento para se organizarem. Caso algum formando precise de comprovação que participou, a Assessoria de Cerimonial tendo a certeza que ele participou, essa declaração é concedida pela Acep.

Atendimento presencial – De segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial.

Há atendimento prioritário? 

Colação Antecipada - Os formandos que precisam colar grau antes do dia da solenidade, podem requerer por processo junto à coordenação do seu curso. As concessões devem atender aos critérios regimentais. As solenidades de colações de grau em separado são de responsabilidade da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (SEG), não há nenhuma interferência da ACEP.

Acessibilidade nas cerimônias - Em cerimônias de Colação de Grau Unificada realizadas durante a Pandemia, sempre procuramos saber, por meio do formulário, se há algum estudante que precise de atendimento especial (com baixa visão, cego, surdo, ou alguma outra necessidade) para atuarmos junto ao Núcleo de Acessibilidade, proporcionando mais acesso no processo de comunicação. 

Onde tenho acesso a este serviço? 

As informações sobre as solenidades oficiais são publicadas nos websites da UFRPE (www.ufrpe.br) e do Cerimonial UFRPE (www.cerimonial.ufrpe.br) e nas redes sociais do Cerimonial (Facebook e Instagram), antes das datas de realizações, lembrando que o Calendário Acadêmico oficial da UFRPE, por semestre, está disponibilizado de forma permanente no site da UFRPE.

Documentos Necessários: 

Toda documentação dos formandos é de responsabilidade do DRCA. O Cerimonial não resolve pendências com relação a documentos de formandos. Durante as solenidades presenciais, os formandos utilizavam a Veste Talar (beca) padronizada da UFRPE. Para poder receber a beca, era preciso apresentar um documento com foto, onde constasse o CPF do formando (que é sua matrícula). Após a certificação do nome na listagem do DRCA e com o documento de identificação, a veste talar era disponibilizada para utilização na solenidade de Colação de Grau presencial. Por enquanto, com as solenidades nos formatos híbrido e online, a utilização de becas está suspensa, priorizando o cuidado e segurança dos estudantes e professores.

Legislação: 

O Cerimonial regulamenta sua atuação e decisões no Decreto Presidencial nº 70.274 de 09/03/1972, realizando Cerimônias oficiais que se destinam ao público interno e/ou externo, determinadas pelo Regimento Geral da UFRPE: Artigos n°s 148; 160 e 161. Disponível no Regimento da UFRPE. Há ainda outros Decretos pertinentes na página da Presidência da República Federativa do Brasil. As Instruções normativas norteiam a ACEP da UFRPE, nºs nº 002/2016 e 002/2018 - estão publicadas no site da UFRPE – www.ufrpe.br

Contato: 

A Assessoria de Cerimonial da UFRPE fica localizada no 1º andar do prédio central, campus Sede, no bairro de Dois Irmãos. Contatos: 3320- 6005/6508/6011. E-mails: assessoria.cerimonial@ufrpe.br e diretoria.cerimonial@ufrpe.br, e website www.cerimonial.ufrpe.br.

Outras informações: 

Colação de Grau Antecipada - O concluinte deverá preencher o formulário de solicitação para colação de grau antecipada e  formalizar Processo destinado ao Reitor da UFRPE: http://www.seg.ufrpe.br/content/solicita%C3%A7%C3%A3o-de-cola%C3%A7%C3%A...

A Assessoria de Cerimonial é responsável por planejar, coordenar e executar as solenidades oficiais da UFRPE, apoiar os eventos institucionais, consolidando o bom relacionamento da Administração Superior com o seu público interno e externo, cumprimento as regulamentações do Cerimonial Universitário, valorizando a responsabilidade social e ambiental, o bom senso e a ética. Criada em junho de 2012, tem vinculação e atuação direta com o Gabinete da Reitoria, instruída pelo regimento da UFRPE e pelo Decreto Presidencial nº 70.274 de 09 de março de 1972. As Instruções normativas nº 002/2016 e 002/2018 regulamentam sua atuação na instituição. Seu quadro funcional é composto por duas servidoras públicas da UFRPE e quatro servidores terceirizados.O desenvolvimento das atividades de um Cerimonial Universitário impacta diretamente docentes, discentes, técnicos em educação, comunidades vizinhas e a sociedade civil em geral, considerando que as solenidades oficiais, além de serem momentos de acesso livre para todos, modificam diretamente a vida dos que estão envolvidos nas ações. As colações de grau de todas as modalidades têm o envolvimento direto da comunidade universitária, familiares e sociedade. É o momento de término do curso superior que impacta a vida do formando, familiares, professores e sociedade com um todo. Portanto, o Cerimonial atua com responsabilidade e primazia nas solenidades oficiais que envolvem diretamente o público interno e externo, como forma de aproximar e valorizar a ação da Universidade na sociedade civil, buscando fortalecer e divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão, pilares de uma formação defendida pela UFRPE. 

Categoria: